COMPREI TERPENOS, E AGORA? SAIBA COMO USAR

Atualizado: 8 de set.

COMPREI TERPENOS, E AGORA? SAIBA COMO USAR


Hoje, nesse artigo produzido em parceria com as Girls In Green, vamos mostrar quatro formas incríveis de usar os seus terpenos. Vem descobrir isso tudo com a gente!

"Queridinhos do mercado, os terpenos estão chegando para ficar. Se você se interessou mas ainda não sabe muito bem como usar, a gente explica por aqui. Vem!

Depois dos canabinóides, os terpenos são os elementos mais lembrados quando o assunto é Cannabis. Entretanto, a verdade é que eles estão em muitos outros lugares, e possuem benefícios cada vez mais estudados pela ciência! Por isso, não é nenhuma surpresa que eles estejam ganhando espaço no mercado e contando com cada vez mais adeptos. Mas como podemos usar os terpenos no nosso dia a dia?


Bom, são muitas as maneiras de incorporar esses elementos na sua rotina para aproveitar seus efeitos terapêuticos. A aromaterapia é uma delas — mas os terpenos também podem ser utilizados na culinária, estética e outras áreas.


O que são terpenos?


Encontrados em todas as plantas e frutas, os terpenos são hidrocarbonetos orgânicos aromáticos. Na natureza, eles servem principalmente para repelir predadores ou atrair polinizadores.


Na Cannabis, existem mais de 150 terpenos, terpenóides e sesquiterpenos conhecidos registrados! Cada planta tem uma combinação diferente, que varia devido a fatores determinantes, como clima, umidade, qualidade do solo e outros. É esse mix que determina o cheirinho e o sabor da sua cannabis: algumas cepas são mais doces, outras mais terrosas ou gasosas, e por aí vai.

Além da Cannabis, existem alguns exemplos bem conhecidos de plantas que produzem terpenos:


A manga é rica em mirceno, assim como o capim-limão, o tomilho e o lúpulo (olá, cervejinha de sexta!). Esse terreno é um poderoso ansiolítico e analgésico.


A lavanda, muito usada em cosméticos e até em produtos de limpeza, é rica em linalol. Esse terpeno pode ser, além de sedativo e calmante, um ótimo anti-inflamatório.


Frutas cítricas, como o limão, a laranja e a tangerina, são fontes de limoneno. Em pesquisas, ele se mostrou mais eficaz do que antidepressivos.


Pinheiros e outras coníferas produzem o pineno — aquele cheirinho gostoso de floresta. Ele possui atividades anti-inflamatórias, anti-tumorigênicas e neuroprotetoras, segundo estudos.


Explorando o efeito terapêutico dos terpenos


Nosso sistema olfativo é o mais complexo de todos os sentidos, e também o mais primitivo, segundo pesquisadores. Temos mais de mil receptores olfativos, que levam informações do nosso nariz até o cérebro, e eles servem para despertar as mais diversas emoções — que vão da atração até a repulsa. Mas isso acontece de maneira tão automática que quase esquecemos da importância que os cheiros possuem na nossa vida.

gif

A verdade é que o olfato ativa diferentes áreas do cérebro humano, e é por isso que os terpenos vem sendo estudados mais a fundo. Ao que tudo indica, eles são bastante potentes e afetam o comportamento animal e até mesmo humano quando inalados. Empiricamente, a gente já sabe disso faz tempo: quase todas as antigas civilizações utilizavam óleos, incensos e perfumes como forma de cura.


E, embora muita gente ainda duvide do poder da aromaterapia, ela já é reconhecida e até incluída na lista de práticas integrativas do nosso Sistema Único de Saúde (SUS).


A ciência já descobriu que os terpenos podem:

  • Contar com efeito antiviral, antisséptico, bactericida e anti-inflamatório;

  • Atuar no processo de desintoxicação do fígado;

  • Estimular as funções glandulares;

  • Aumentar a quantidade de oxigênio das glândulas endócrinas hipófise e pineal, localizadas no cérebro;

  • Interferir na liberação de monoaminas, como dopamina e serotonina.

Vamos ao que interessa? Bora aprender a introduzir os terps na sua vida!


4 maneiras de usar terpenos:


Na aromaterapia


Uma das formas mais comuns de usar os terpenos é através da aromaterapia. Essa prática assume muitas formas — afinal, até acender uma velinha perfumada pode ser terapêutico, de uma forma ou outra.


Entretanto, os óleos com terpenos não apenas podem deixar sua casa cheirosa, mas também fornecer alguns daqueles benefícios incríveis que já citamos.


Uma das formas mais comuns de fazer isso é utilizando um difusor. Os difusores elétricos podem ser ótimos, e muitos também trabalham como umidificadores de ar.


Existem modelos mais simples, de colocar diretamente na tomada ou na entrada USB.


Há também os colares de aromaterapia, chamados de difusores pessoais. Eles funcionam como uma forma de levar o seu óleo favorito e seus efeitos sempre junto de você.


Lembre-se de escolher um terpeno de acordo com o que você deseja no momento. Por exemplo: na hora de dormir, você pode preferir um mix que cont.enha linalol como o Blend Lavender ou mirceno como o Blend Mango, deixando o limoneno do Blend Lime Kush para quando precisa de um boost na energia



Na culinária


Os terpenos também podem ser utilizados na cozinha, para incrementar os seus pratos favoritos e deixar tudo ainda mais gostoso. A melhor forma de fazer isso é diluindo-os em óleos vegetais, como o azeite ou óleo de coco — ou até na manteiga!


Para fazer uma manteiga terpenada, derreta um tablete de manteiga em banho maria e acrescente um pouco de óleo de coco. Depois disso, é só bater por uns minutos até virar um creme, adicionar uma gota de blend de terpenos e usar da maneira desejada.


Mas aqui entre nós: precisamos lembrar que os terpenos são compostos altamente voláteis, que evaporam em temperaturas relativamente baixas. Portanto, nossa dica é adicionar o terpeno depois do cozimento, ou aproveitar seu uso em receitas geladas — como sorvetes ou smoothies.


Nos bons drinks


Sabe aqueles bons drinks para relaxar e curtir uns momentinhos mais descontraídos. E os terpenos são uma grande promessa nessa área.


Se você adora uma cerveja, já deve lembrar que dissemos ali em cima que o lúpulo é rico em mirceno. Mas não é só isso: o componente, que é “primo” da cannabis, também conta com humuleno — um terpeno com notas mais amadeiradas e profundas. Por isso, a bebida é perfeita para terpenar. Uma gota é suficiente para aromatizar um litro da bebida.


Quer encontrar opções pré-prontas? As Girls in Green recomendam as Cervejas com Terpeno da LayBack Lime Kush IPA e a Bragantina B7 Juicy IPA, que além de deliciosas contém os Blends de Terpeno da Cool Terps em sua composição:

Mas, se você prefere os destilados, pode seguir a mesma lógica de diluição para criar os seus próprios drinks! Inclusive, um gin tônica terpenado cairia bem agora, viu!


Nos cuidados pessoais


Essa parte a gente curte muito! Os diferentes efeitos dos terpenos, aliados aos cosméticos, podem potencializar sua rotina de cuidados. Seus benefícios bactericidas, anti fúngicos, anti-inflamatórios, calmantes ou mesmo energizantes podem servir para diferentes problemas. O linalol, por exemplo, pode ser ótimo para peles sensíveis ou com acne. Já o D-limoneno pode dar aquela energizada em peles mais secas e sem brilho.

Para isso, você vai precisar fazer a diluição dos seus terpenos:

  • Para uso tópico ou massagens: se o desejo é usar seus terpenos na pele para o skincare ou massagens bem relaxantes, a gente recomenda diluir em um óleo vegetal. Você pode escolher seu favorito: o óleo de amêndoas ou mesmo o de coco (MCT) são alguns dos mais utilizados. Para cada 10ml de óleo vegetal, use uma gota de terpeno.

  • Para compressas: seja para acalmar a pele ou para dores localizadas, as compressas ficam ainda mais potentes com o uso dos seus terpenos favoritos. Use cinco gotas de terpenos diluídos a cada 200 a 300ml de água.

  • Em máscaras de argila: sozinha, a argila já conta com ação antioxidante, cicatrizante e rejuvenescedora. Adicionar terpenos pode trazer outros benefícios ótimos para a cútis, e é bem simples de preparar essa mistura. Assim que a argila estiver com a consistência ideal para para ser aplicada no rosto, dilua três gotas do seu blend com uma gota de óleo vegetal e incorpore tudo. Depois, é só usar como de costume.


Antes de comprar


Lembre-se de pesquisar sobre os efeitos de cada terpeno antes de investir em um blend. É importante você entender como eles funcionam e quais deles vão oferecer o que você mais deseja. Para adquirir o seu Blend de Terpenos aqui: https://www.coolterps.com/shop

E aí, gostou desse conteúdo? Compartilhe para a informação chegar em mais pessoas!

Conteúdo 100% independente produzido por Girls In Green e adaptado para o blog Cool Terps.

105 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo